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A Pirâmide dos Alimentos é uma representação gráfica de uma alimentação saudável com o objetivo de promover uma mudança de hábitos alimentares, visando à saúde global do indivíduo e à prevenção de doenças.

A Pirâmide é baseada em sete pontos principais:

  • ingestão de dieta variada em alimentos, aumentando o leque de nutrientes;
  • manutenção do peso ideal, podendo ser adequada para emagrecimento, conforme as porções diárias consumidas;
  • dieta pobre em gorduras, gorduras saturadas e colesterol;
  • dieta rica em vegetais, frutas, grãos e produtos e derivados dos grãos;
  • açúcar com moderação;
  • sal com moderação;
  • bebidas alcoólicas com moderação.
As porções indicadas na Pirâmide formam uma alimentação diária saudável e preconizada no mundo inteiro:

  • 50% a 60% de carboidratos;
  • 10% a 15% de proteínas;
  • 20% a 30% de lipídios.
A Pirâmide é dividida em seis grupos, que seguem na ordem decrescente conforme a aquantidade a ser ingerida ao longo do dia:

GRUPO DOS ENERGÉTICOS
(Pães, Cereais, Arroz e Massas)

Estão na base da Pirâmide. São ocombustível do nosso corpo e sua função é gerar energia usada para caminhar, respirar, pensar, etc.

Não se deve retirar este grupo da alimentação, pois ele está diretamente relacionado com o humor, podendo causar desânimo e outros sintomas depressivos, além de ocasionar efeito rebote, ou seja, a pessoa emagrece enquanto não ingere carboidratos, mas quando volta a ingerí-los, aumenta radicalmente seu peso.

Mas atenção ao limite de porções, pois todo energético ingerido em excesso transforma-se em gordura e vai para a reserva.

Para melhorar a qualidade deste grupo prefira os cereais, pães e massas na forma integral, que possui mais vitaminas, sais minerais e fibras.

GRUPO DAS HORTALIÇAS

Indispensáveis para o funcionamento do metabolismo e absorção dos nutrientes, trazem vitaminas, sais minerais e fibras à alimentação.

Para melhorar a qualidade deste grupo, prefira consumi-lo durante o dia na forma crua e procure adquiri-lo fresco e de produtores orgânicos.

GRUPO DAS FRUTAS

Indispensáveis para o funcionamento do metabolismo e a absorção dos nutrientes, trazem vitaminas, sais minerais e fibras à alimentação.

Para melhorar a qualidade deste grupo, prefira consumi-lo durante o dia, na forma crua e procure adquiri-lo fresco e de produtores orgânicos.

GRUPO DAS CARNES, OVOS, PEIXES E GRÃOS

É a matéria-prima para a regeneração dos tecidos e renovação das células. Importante na infância, gestação e lactação.

Para melhorar a qualidade deste grupo, prefira as opções vegetais, que formam menos radicais livres e não têm colesterol.

Limite o consumo de carnes vermelhas a duas vezes por semana. Prefira as carnes e os ovos na forma cozida, no vapor ou grelhada. Evite ao máximo a forma frita.

GRUPO DO LEITE, IOGURTE E QUEIJOS

São as matéria-prima para a regeneração dos tecidos e renovação das células. Importantes na infância, gestação e lactação.

Para melhorar a qualidade deste grupo, prefira produtos sem conservantes e de forma idônea. Para reduzir as calorias prefira as opções desnatadas ou light. Não abuse dos queijos fortes, pois têm muito colesterol.

GRUPO DAS GORDURAS, ÓLEOS E AÇÚCARES

Devem ser limitadas ao mínimo necessário as quantidades de gorduras e açúcares no preparo dos alimentos ou à mesa, pois os grupos anteriores já os possuem em boa quantidade, tornando excessiva sua adição.

Para melhorar a qualidade deste grupo, prefira os aç~ucares como mel e açúcar mascavo e depois o açúcar cristal orgânico. Utilize-os em pequenas quantidades, para não viciar o paladar e tornar cada vez mais doce seu cardápio.

Em relação às gorduras, prefira as vegetais.

DEMAIS ALIMENTOS E BEBIDAS

Eles devem ser consumidos apenas numa eventualidade.

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